domingo, 22 de novembro de 2009

Desemprego na área motiva Santos contra o Coritiba

O Santos só tem dois objetivos práticos no que resta do Campeonato Brasileiro: garantir uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem e evitar a pior campanha do clube na era dos pontos corridos. O técnico Vanderlei Luxemburgo sabe que isso é pouco. E apelou para a ameaça de desemprego para motivar seus jogadores. Hoje o Santos enfrenta o Coritiba às 17h, em casa.

"Eu já estou fazendo uma análise do elenco, para definir quem fica e quem sai do time para o ano que vem", declarou o treinador. É praticamente inevitável uma reformulação no elenco santista para 2010. "Não sei se vou continuar no Santos, mas já apresentei uma proposta de planejamento ao Marcelo [Teixeira, presidente do clube]", declarou o técnico. Teixeira será candidato à reeleição no dia 5 de dezembro. O cartola, que já se reelegeu três vezes, é presidente do Santos desde 2000. Luxemburgo condiciona sua permanência no clube à vitória de Teixeira.

"Temos que terminar bem o Campeonato Brasileiro, mesmo sem grandes objetivos. Esses jogos continuam sendo importantes", disse o treinador, que tem proposta para dirigir o Internacional em 2010. Para não repetir a pior campanha da equipe na história dos pontos corridos, iniciada em 2003, basta um empate na Vila Belmiro. O time de Luxemburgo iniciou a 36ª rodada do Brasileiro com 45 pontos e ainda correndo risco remoto de rebaixamento.

Até agora, a pior campanha do time no atual sistema de disputa da competição foi no ano passado. O Santos terminou o torneio em 15º lugar, com os mesmos 45 pontos que tem hoje e 39% de aproveitamento. Nas cinco demais edições, a equipe só não terminou uma vez entre os quatro primeiros. Em 2005, foi o décimo.

O clube começou este Nacional como o segundo que mais somou pontos sob esta fórmula (406, hoje tem 451), apenas atrás do São Paulo. Mas pode ser ultrapassado por Internacional (que tem 450) e Cruzeiro (449). "A má campanha é fruto da falta de planejamento de quem montou o time", criticou Luxemburgo, que assumiu o Santos no meio do campeonato.

A outra atração do jogo para a torcida santista foi cancelada. A estreia do zagueiro Edu Dracena estava prevista para esta partida, mas Luxemburgo decidiu preservar o jogador. "Se fosse um jogo decisivo, eu até arriscaria", disse. "Neste caso, é melhor poupá-lo."

SANTOS
Felipe; Pará, Adaílton, Eli Sabiá e Leo; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto, Paulo Henrique e Madson; Neymar e Kléber Pereira.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORITIBA
Vanderlei; R. Heffner, Jéci, Pereira e L. Amaral; Jaílton, L. Donizete, Makelele e Carlinhos Paraíba; Marcelinho Paraíba e Rômulo.
Técnico: Ney Franco

Horário: 17h
Estádio: Vila Belmiro (SP)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário