domingo, 6 de dezembro de 2009

Luxemburgo se despede de seu pior campeonato no sistema de pontos corridos

O técnico Vanderlei Luxemburgo se despede, hoje, de um Campeonato Brasileiro inesquecível. Negativamente. Contra o Cruzeiro, às 17h, na Vila Belmiro, o Santos apenas cumpre tabela e vê no banco de reservas o treinador encerrar sua mais infrutífera temporada na Vila Belmiro, em toda a década e também na era de pontos corridos do Nacional.

Números do Datafolha revelam que este é o pior Santos de Luxemburgo. Em sua quarta passagem pelo clube do litoral, o treinador ostenta até aqui um aproveitamento de pontos de 46,6% --são nove vitórias e oito empates em 25 jogos. É, também, o pior desempenho dele nesta década, na qual dirigiu ainda Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro e Real Madrid. Sua campanha à frente do Cruzeiro entre 2002 e 2004 foi a mais proveitosa, com 68,5% dos pontos conquistados.

Completando o ciclo de insucessos em 2009, Luxemburgo faz sua pior campanha em Nacionais desde a implementação dos pontos corridos, em 2003. Com o Santos atualmente em uma singela 11ª posição, é a primeira vez que ele não terminará o campeonato entre os quatro primeiros colocados. Seguidamente questionado pela fraca campanha do time neste Brasileiro, Luxemburgo credita os resultados ruins à falta de tempo para imprimir o seu "projeto". O treinador fez incontáveis críticas ao presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, por sua demissão do clube, em junho.

"O meu projeto era o Palmeiras, não o Santos. Minha pretensão era não trabalhar até o fim do ano, mas atendi a um apelo do Marcelo [Teixeira] para assumir o Santos", disse o treinador, que, ao lado do presidente santista, faz planos para 2010, como a administração de um fundo de investimentos. Apesar do mau desempenho nesta temporada, Luxemburgo ainda mantém o título de "rei dos pontos corridos". Desde 2003, o treinador soma aproveitamento de 60,1% dos pontos que disputou, à frente do tricampeão Muricy Ramalho, que ostenta índice de 59,4%.

SANTOS
Felipe; Pará, Eli Sabiá, Edu Dracena e Triguinho; Rodrigo Souto, Rodrigo Mancha, Paulo Henrique e Madson; Kléber Pereira e Neymar.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Caçapa (Gil), Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Elicarlos; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.
Técnico: Adilson Batista

Local: estádio Vila Belmiro (SP)
Horário: 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Fonte: Lucas Reis/Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário